segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Escalada para o sucesso


 Era pouco mais de meio-dia de um domingo ensolarado de inverno em São Paulo, quando a atriz Adriana Birolli chegou ao estúdio do fotógrafo Danilo Borges (SP) para fazer as fotos de capa e editorial da Corpo a Corpo, já que por conta das gravações de Fina Estampa, novela das nove da Globo, aquele era o seu único dia de folga.

Vestida de jeans e blusa preta, de cara lavada sob os óculos escuros e carregando uma garrafa de água mineral a tiracolo e várias páginas do script da novela nas mãos, Adriana fez questão de cumprimentar e conhecer todos da equipe e logo pediu para ver os possíveis biquínis e maiôs que iria usar. Não que estivesse apreensiva - só um pouquinho, eu notei, confesso. Mas um pouco de tensão tinha fundamento. Afinal, aquela era a primeira vez que a atriz posaria de biquíni para uma capa de revista. No entanto, logo que viu as peças ficou satisfeita, por ser de acordo com o que ela imaginava. "Queria, sim, fazer uma capa incrível, mas tinha de ter como apelo a beleza, não a sensualidade", admitiu.

E foi em um clima já bem mais descontraído que comecei o bate- papo com Adriana, enquanto o famoso hairstylist Marco Antonio de Biaggi (SP) fazia o cabelo da atriz. O resultado do editorial, bem como todos os segredos de beleza da atriz, você conhece a partir de agora.

De magrela a corpo esculpido

É difícil imaginar que a linda atriz de olhos azuis era uma menina magrela que usava óculos "de fundo de garrafa" na infância e adolescência, por conta dos oito graus de miopia.

Mas foi assim que o diretor de teatro Ruiz Bellenda (hoje, seu sócio), descobriu o talento da morena em um teste em Curitiba (PR), cidade natal da atriz, quando ela ainda tinha 13 anos. "Já naquela época eu pude perceber o talento da Adriana, além da beleza, por trás daqueles grandes óculos de grau e do corpo franzino", lembra. E, de fato, a menina cresceu, "encorpou", corrigiu a visão com cirurgia e, claro, aperfeiçoou o conhecimento como atriz. "Eu posso dizer que fiz de tudo um pouco na infância: judô, natação, balé, jazz e teatro. Mas foi neste último que me encontrei", conta a atriz, que depois de participar de alguns espetáculos em Curitiba, se mudou para o Rio de Janeiro, aos 19 anos. "A mudança só aconteceu quando tinha três espetáculos escritos e com produção e estreia garantidos no Rio. Afinal, enquanto eu não conseguia o que tanto queria, que era uma chance de mostrar meu potencial na TV, fazia do teatro o meu ganha-pão!", recorda.

Mas não demorou muito para a atriz começar a trabalhar na TV Globo. No ano seguinte à mudança, já em 2008, participou da novela das sete, Beleza Pura. Mas foi em 2009 que a morena ganhou notoriedade - e também o prêmio de atriz revelação do programa Domingão do Faustão - por conta da vilã Isabel, em Viver a Vida, de Manoel Carlos.

E agora, dois anos depois, a atriz volta ao horário nobre em um papel de destaque. Ela vive a estudante de Psicologia Patrícia Velmont, filha de Tereza Cristina, interpretada por ninguém menos que Christiane Torloni, e Rene (Dalton Vigh). "É um aprendizado e tanto conviver e atuar com atores tão talentosos. Foi um presente do Aguinaldo Silva esse papel tão intenso", diz a jovem, que deixa escapar que sua personagem não é tão "mocinha" quanto parece. "A Patrícia vai passar por várias transformações ao longo da trama, mas vai deixar toda aquela meiguice de lado quando as coisas não derem certo para ela", adianta.

Emoções em equilíbrio


 Para a atriz, a principal mudança para viver a estudante de Psicologia foi aprender a ser mais contida. "Eu costumo extravasar os meus sentimentos, enquanto a Patrícia, nessa primeira fase, não". Para dar conta de tudo isso, passou a fazer sessões semanais da massagem oriental Thao - Terapia Holística Avançada Oriental -, com o professor Paschoal Bagno (RJ). "É um trabalho de dentro para fora, mas que me ajuda muito a equilibrar as emoções. Ao mesmo tempo, trabalha a ansiedade e a concentração", explica. "Por mais que tenha uma agenda apertada, este é o momento que tenho comigo mesma, em que relaxo e encontro a harmonia de que preciso. Com isso, ganho tanto na disposição física como na mental", garante.

E essa energia tem de vir mesmo do método oriental, pois desde que as gravações tomaram fôlego, Adriana revela que seu tempo livre é para estudar os textos e dormir. "Até começar a gravar a novela, estava fazendo aulas de tango, e adorando. Mas a falta de rotina me afastou da dança", admite a morena.

Alimentação requer cuidados

Adriana revela que o maior pecado que comete, em relação ao corpo, é se esquecer de comer quando está muito ocupada. "Às vezes estou gravando e penso: 'Estou com fome, preciso comer'. Mas aí começa a cena e uma emenda na outra, e quando me dou conta, a fome já passou", entrega. "Teve um dia que não comi nada a tarde toda e quando saí do Projac, passei em uma loja de conveniências e comprei um refrigerante com um salgadinho e fui comendo no caminho de casa", entrega.

Mas como tem sentido falta de comida, a morena está se policiando para, pelo menos, almoçar e jantar no estúdio, quando as gravações são internas. A única coisa que Adriana não abre mão é da sua garrafa de água. "Não importa onde esteja, estou sempre tomando. Carrego para onde quer que eu vá. Afinal, ela hidrata o corpo de dentro para fora, melhorando a saúde como um todo, da pele aos cabelos", afirma.

Mas ao contrário do que se pensa, a atriz garante que as formas definidas e bem distribuídas - ela não tem o menor sinal de celulite visível e a barriga, acredite, é dura e definida como uma tábua - são graças à boa genética. Se dependesse de mais cuidados seria difícil, pois, além da falta de tempo, ela revela que não consegue se prender a uma modalidade por muito tempo. "Estou sempre experimentando exercícios novos. Já fiz natação, judô, jazz, balé, corrida na água, alongamento, tango... Quase todas duraram um mês", revela, rindo, a atriz.

Cabelo de capa de revista

A mudança nos fios foi radical por conta do mega-hair, mas ela afirma que a adaptação foi rápida. "Nos dois primeiros dias incomoda um pouquinho, pois você sente a cabeça mais pesada. Mas não foi nada assim tão difícil", admite. "Há mulheres que se incomodam com a cola próxima à raiz do cabelo, mas, comigo, foi tão normal", admite a atriz que, além de alongar os fios com o cabeleireiro Flavio Priscott, do Espaço Priscott (RJ), também aproveitou para colocar quatro cores diferentes de mechas, em tons mais claros do que o do seu cabelo natural, castanho-escuro.

"O maior cuidado que tenho com o cabelo é o de variar as marcas de xampu e condicionador para os fios não se acostumarem e uso óleo antifrizz somente nas pontas. Quando consigo, a cada 15 dias, vou ao salão para hidratar", comenta.

Truque de bastidores

Quer saber o que Adriana faz para estar com as madeixas sempre onduladas na trama? "Depois de lavar o cabelo, tiro todo o excesso de água com uma toalha. Desembaraço, coloco algumas gotinhas do Cristalli Liquidi Semi di Lino, da Alfaparf, nas mãos e passo nas pontas, massageando. Depois, faço um coque e prendo. Quando termino de maquiar, solto os fios com os dedos e eles ficam com ondas naturais", ensina.

Cuidados especiais com o rosto

Adriana admite que sua maior exigência é não sair de casa sem protetor solar oil-free com FPS 60. "Como passo o dia maquiada por causa da novela, a minha pele está mais sensível do que nunca. Então, sigo os cuidados rigorosos da minha dermatologista Juliana Curado (RJ). Faço laser fracionado para clarear as manchinhas e, quando as olheiras gritam, uso um creme para clarear a área dos olhos", afirma. "No mais, meus cuidados são com produtos encontrados em farmácia", diz. "Mas se não estou gravando, deixo a pele respirar", diz a jovem que, no final da sessão de fotos, já lançou mão do demaquilante para retirar todo o make.

Já no corpo, ela está fazendo um tratamento para dar fim aos pelos. "Estou adorando o resultado da depilação a laser. Em muito breve, estarei livre desse pesadelo", brinca.

Kit beleza



A atriz entrega a lista de produtos que não abre mão quando o assunto é cabelo e pele!

Cabelo
1.
Elséve Shampoo Vita-Max, L'Oréal Paris, R$ 7
2.
Elséve Condicionador Vita-Max, L'Oréal Paris, R$ 8
3.
Cristalli Liquidi Semi di Lino, Alfaparf, R$ 45

Rosto
1.
Actine Sabonete Líquido, Darrow, R$ 22 2. Primer Perfect Matt, Kryolan, R$ 220
3.
Demaquilante Bi-Facil, Lancôme, R$ 148
4.
Anti-Olheiras Multi-Recharge Yeux, Biotherm, R$ 172
5.
Beatriz Loção Facial, Dermatus, R$ 109

Nenhum comentário: